Palatite (Travagem) x Problemas dentários

A palatite é caracterizada, clinicamente, por uma tumefação da mucosa do palato duro, ultrapassando os limites do nível da margem oclusal dos dentes incisivos superiores. Este sinal é uma resposta fisiológica à erupção dentária em potros e à ingestão de alimentos abrasivos(KNOTTENBELT & PASCOE, 1998).


Como resultado, verifica-se maior exposição da mucosa palatina, e conseqüentemente, dificuldade na preensão e mastigação dos alimentos (KNOTTENBELT & PASCOE, 1998).


A ocorrência de palatite é muito comum em cavalos jovens de até 5 anos de idade, onde ocorrem as trocas de dentes. É muito comum a formação de caps (capas ) de dentes de leite, onde eles se encaixam nos dentes permanentes que vão irrompendo. Com a mastigação e o contato direto da arcada superior com a inferior, estes dentes "entram", um no outro, formando pontas que ferem a mucosa oral.

A inflamação aguda do palato duro apresenta, geralmente, remissão espontânea em pouco tempo quando o elemento causador é eliminado (FRASER, 1988).

Para resolver o problema, basta retirar estes dentes de leite, o que é rotina nos atendimentos odontológicos de equinos.




Nenhum comentário: